Home Oficinas O CORPO INDIVIDUAL E COLETIVO NO ESPAÇO

O CORPO INDIVIDUAL E COLETIVO NO ESPAÇO

  O Núcleo Ás de Paus desenvolve suas criações cênicas a partir da direção coletiva. Para isso, entre vários métodos de pesquisa desta coletividade na criação teatral, a companhia descobriu que a linguagem do coro cênico (agrupamento de atores em cena, utilizado desde os primórdios do teatro grego) é uma ferramenta eficaz para o exercício da percepção espacial coletiva e unidade corporal/vocal dos atores, questões que normalmente são resolvidas pelo olhar externo de um diretor teatral. No aprofundamento desta técnica, o Núcleo desenvolveu uma série de exercícios para treinamento corporal que fornecem noções espaciais e interpretativas tanto individuais do ator, quanto coletivas de um grupo.

  Esta oficina visa oferecer aos seus participantes exercícios que desenvolvam a consciência corporal individual, como noções de base, eixo vertical, encaixes do corpo e transferência de peso corporal no deslocamento pelo espaço, para que os movimentos em cena fluam com o domínio de força e equilíbrio. Além disso, os participantes poderão vivenciar dinâmicas coletivas de coro que possibilitem a criação cênica a partir deste recurso de encenação.

  O público alvo desta oficina não se limita a atores profissionais, pois o trabalho desenvolvido nestes exercícios é acessível ao público em geral, como estudantes, iniciantes em teatro, ou pessoas que buscam maior consciência corporal.