Home Repertório Leitura dramática: Hamlet Machine, de Heiner Muller

Leitura dramática: Hamlet Machine, de Heiner Muller

 

 

 

No final do ano de 2011, o Núcleo recebeu o convite do SESC Londrina para participar do projeto SESC Dramaturgia – Leituras em cena, no qual duas companhias teatrais londrinenses estiveram reunidas para um estudo embasado na obra do dramaturgo alemão Heiner Muller, sobre teatros pós-dramáticos e performativos.

 

O Núcleo Às de Paus, que dava continuidade a suas pesquisas em salas de ensaio, encontrou aí a possibilidade de aliar sua investigação à peça Hamlet Machine, de 1977. Nela, a trama vivida pelo príncipe dinamarquês é desconstruída, dando espaço a múltiplas leituras acerca do fazer teatral para o ator e para o público, bem como de alguns acontecimentos do século XX que predisseram condições de vida no mundo globalizado, como as guerras por territórios, os regimes totalitários, o crescimento populacional e os avanços tecnológicos.

 A leitura dramática se tornou uma experiência teatral com caráter performático, possibilitando ao grupo abranger novas concepções de prolongamento do corpo do ator, abrindo, dessa vez, um diálogo mais direto com o figurino/cenário, a iluminação e a arte-mídia.

 Hamlet Machine – Leitura Dramática está inclusa no repertório do Ás de Paus, que leva, nessa leitura, uma proposta cênica intimista e subjetiva.

 

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 


ÁLBUM