Home Repertório Espetáculo Donantônia

Espetáculo Donantônia

 

DONANTÔNIA é o terceiro espetáculo do Núcleo Ás de Paus, trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014, após a criação de "A Pereira da Tia Miséria" (2010) e "Singra" (2013).
Antônia é uma senhora que adora receber visitas e, entre uma conversa e outra, um pedaço de bolo e uma xícara de café, revive lembranças de um passado distante, revelando velhos conflitos que se tornam presentes diante do público. Aquele que ingressa na casa de Antônia é também convidado a se lembrar dos tempos idos, das escolhas que formam a trama e o significado desta jornada que chamamos de vida.
A pesquisa que envolve a presente montagem possui como foco, além dos elementos de prolongamento do ator, como bastões, máscaras e pernas-de-pau, investigações concernentes à construção e direção coletiva de uma obra teatral.
Para a construção da dramaturgia, a companhia convidou a escritora paulista Yara Camillo, que elaborou o texto em consonância com o desenvolvimento do trabalho. A direção musical é de Thunay Tartari, integrante do Ás de Paus, que concebeu canções originais para o espetáculo.

 

SINOPSE
Um café...Uma pausa...Um pensamento...Um descanso para a alma.
Dona Antônia vive a esperar visitas. Aquele que aceita o convite para um café e uma prosa com Antônia acaba descobrindo um mundaréu de lembranças, que se espalham pelos cantos e vãos da casa dessa anciã. As lembranças, companheiras da solidão de Antônia, abraçam-na e, em forma de acalanto, trazem à memória da senhora o despertar de seu passado-mais-que-presente. Ainda há tempo para mais um café? Ainda há tempo para um encontro inesperado.

 

Ficha Técnica
Direção e produção: Núcleo Ás de Paus
Dramaturgia: Núcleo Ás de Paus e Yara Camillo
Direção musical: Thunay Tartari
Elenco: Adalberto Pereira, André Demarchi, Artur Junges, Camila Feoli, Rebeca Oliveira de Carvalho, Rogério Francisco Costa e Thunay Tartari
Iluminação: Rogério Francisco Costa e Altair de Souza (Borracha)
Cenografia: Rogério Francisco Costa
Marcenaria: Claudiomar Meneguetti
Serralheria: Carlos Miguel da Silva
Figurino: Núcleo Ás de Paus
Costura: Inês Zeidel Grassi
Perucas e máscaras: Daniele Stegmann
Design Gráfico: Arthur Duarte

Este espetáculo é uma realização do Núcleo Ás de Paus e a temporada de estreia é patrocinada pelo PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina.

 

APRESENTAÇÕES:
12/05 - Vila Usina Cultural - 19:30
18/05 - Sesc Cadeião Cultural (esta apresentação fará parte da programação do Palco Giratório 2016) - ver site do Sesc Cadeião para mais informações: http://www.sescpr.com.br/unidades/sesc-londrina-cadeiao/
26, 27, 28 e 29/05 - Vila Usina Cultural - 19:30

 

donantônia-estreia-nucleo-as-de-paus