O Núcleo

Integrantes

Sobre Nós

A companhia londrinense Núcleo Ás de Paus é o resultado da união de artistas focados na construção de uma investigação teatral colaborativa, na qual os atores são também diretores e produtores de suas criações artísticas.
Desde sua formação em 2008, o Ás de Paus desenvolve sua pesquisa com base no trabalho vocal por meio de canções e pela utilização de pernas de pau, máscaras e bastões – denominados prolongamentos do ator –, em busca de suas potências estéticas e poéticas no desenvolvimento de sua pesquisa em contato com o público, seja nas salas de teatro ou ao ar livre.

 

A Pereira da Tia Miséria

Seu primeiro espetáculo A Pereira da Tia Miséria, criado a partir de um antigo conto popular espanhol, narra a história da Miséria personificada em uma velha senhora que vive à procura de seu filho Fome. Desde a estreia deste espetáculo, em 2010, o Núcleo Ás de Paus realizou mais de 200 apresentações em espaços públicos das cinco regiões brasileiras, compondo a programação de diversos festivais de teatro e projetos de circulação do país como o Projeto Palco Giratório – SESC em 2013, além de receber premiações significativas como os Troféus Gralha Azul – 2011 (principal premiação para as produções teatrais de grupos do Estado do Paraná), nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Ator e Melhor Figurino.

Singra

Em 2011, a companhia realizou uma leitura dramática do texto Hamlet Machine de Heinner Muller. A partir desta leitura, o grupo iniciou uma investigação sobre a mecanização do ser humano, resultado do crescente desenvolvimento industrial e mercadológico empreendido ao longo dos séculos por nossa civilização. Esta pesquisa deu origem ao Singra (2013), espetáculo itinerante no qual o público percorria instalações cênicas que propunham reflexões acerca do caminho traçado pela humanidade.

Donantônia

Em 2014, o grupo começa uma pesquisa teatral com base na construção de uma personagem chamada Antônia, uma senhora que recebe visitas com bolo e café para compartilhar suas lembranças que trazem à tona velhos conflitos diante do público. Este estudo resultou no terceiro espetáculo da companhia chamado DONANTÔNIA, estreado em 2016.

  Premiações

  • Premiações no VI Festival Nacional de Teatro de Limeira, nas categorias: Melhor Espetáculo de Rua; Melhor Direção; Melhor Ator e Melhor Figurino.
  • Troféu Gralha Azul 2011 – A Pereira da Tia Miséria – Premiado nas categorias: Melhor Espetáculo, melhor Figurino, para Alex Lima e melhor Ator, para Guilherme Kirchheim
  • Premio Trem das Onze – Teatro – Promovido pelo Programa Trem das Onze da Rádio UEL FM, de Londrina
© Núcleo Ás de Paus - Todos os Direitos Reservados
Criado por: Omega7 - Marketing Digital | Criação de Sites | Lojas Virtuais