Na Casa dos Ancestrais

Assista abaixo aos quatro episódios da websérie Na Casa dos Ancestrais:

Trata-se de uma obra audiovisual construída através do olhar do artista Luis Mioto, que acompanhou o grupo em todas as viagens do projeto e registrou estes encontros com as comunidades indígenas.

A websérie tem quatro episódios que foram lançados semanalmente (todas as quartas-feiras) no mês de agosto ao meio dia no site da companhia (pela plataforma do YouTube).

O lançamento do último episódio, bem como a exibição completa da websérie se deram no dia 29/08 às 19 horas no SESC Cadeião Cultural, em Londrina – PR. Entrada Gratuita.

Com muito carinho, o Núcleo Ás de Paus e o cineasta Luis Mioto convidam a todas e todos para assistir esta websérie, cujos episódios mostram de forma poética as singelezas destes encontros.

Episódio 1: Apresentação

Episódio 2: Crianças

Episódio 3: Pintura

Episódio 4: Encontro

Na Casa dos Ancestrais: Circulação teatral por onze terras indígenas do Paraná e de Santa Catarina possibilitou o encontro do Núcleo Ás de Paus com diferentes povos indígenas. No estado do Paraná a companhia foi recebida pelas seguintes aldeias: Apucaraninha, Barão de Antonina , Pinhalzinho, Laranjinha, Posto Velho e Palmeirinha. Já no estado de Santa Catarina  as aldeias-anfitriãs foram: Kondá, Toldo Pinhal, Toldo Chimbangue, Posto Sede do Xapecozinho e Pinhalzinho do Xapecozinho.

Além destas terras indígenas o projeto também contemplou a ida da companhia para 11 cidades, com o intuito de possibilitar maior abrangência de público. Foram realizadas apresentações nas cidades de Londrina, Uraí, Santa Cecília do Pavão, Conselheiro Mairink, Chopinzinho, Campo Mourão, Jacarezinho, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Maringá e Rolândia.

Na Casa dos Ancestrais tem como atividades as apresentações do espetáculo A Pereira da Tia Miséria nas terras indígenas (e nas cidades citadas acima) e também a realização de vivências com pernas de pau, nas quais os integrantes do grupo compartilham suas práticas com as comunidades, que recebem como singela lembrança um par de pernas de pau.

A ideia foi criar um espaço de trocas e diálogo com estas aldeias, no qual a companhia teve a oportunidade de mostrar seu trabalho e aprender sobre as diferentes culturas indígenas e também sobre suas realidades políticas e sociais.
Esta grande vivência durou, em média, de dois a quatro dias em cada terra, sendo possível, assim, um contato mais efetivo e um melhor aproveitamento da experiência.

Todas as experiências desta importante vivência foram registradas pelo artista londrinense Luis Mioto, com o intuito de produzir um documentário que pudesse mostrar as riquezas das culturas indígenas, suas realidades sociais e políticas e as singelezas que surgiram do encontro com um coletivo de teatro.

O Núcleo Ás de Paus, com este projeto, pediu licença para estes povos indígenas para conhecer suas culturas, mantidas com muita luta e resistência, por acreditar serem elas parte fundamental da história do país, enquanto riquezas e patrimônios do mesmo.

Trata-se, para esta companhia, da possibilidade de entrar em contato com o que ainda resiste das culturas ancestrais do povo brasileiro, por meio de seus saberes, cantos, rezas, rituais através de um contato artístico. Para o coletivo, o fazer artístico como um todo pode ser este lugar a partir do qual é possível manter as diversas culturas e tradições, ressignificando-as e tornando-as vivas para além das barreiras do tempo e do espaço.

Ficha Técnica

Elenco:

Adalberto Pereira

André Demarchi

Camila Feoli

Rebeca de Carvalho

Rogério Francisco Costa

Thunay Romano Tartari

Contrarregragem: Laís Iracema

Registro Audiovisual: Luis Mioto.

Arte Gráfica: Artur Junges

Coordenação de Produção: Rogério Francisco Costa

Produção: Núcleo Ás de Paus

Patrocínio: FUNARTE e Ministério da Cultura.

Compartilhe este artigo:
© Núcleo Ás de Paus - Todos os Direitos Reservados
Criado por: Omega7 - Marketing Digital | Criação de Sites | Lojas Virtuais